Nordeste

TRE-PE cassa 5 de 15 vereadores de Goiana por fraude eleitoral

Cinco dos 15 vereadores de Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após denúncias de candidaturas laranjas de mulheres em suas chapas, para atingir a cota de gênero exigida. Além deles, 57 suplentes foram impugnados devido à fraude constatada pela Justiça Eleitoral.

Igreja católica de Goiana (Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco)

Os vereadores que tiveram seus mandatos cassados são André Ferreira de Souza (PL), conhecido como ‘André Rabicó’; Ana Cristina de Melo Freire Gouveia Silveira (PL), votada como ‘Ana de Marcílio’; Ibson Gouveia de Santana (Podemos); Marcos Alexandre Soares de Almeida (PSD), conhecido como ‘Xande da Praia’; e Sidney Paulo dos Santos (Podemos), cujo nome eleitoral é ‘Sid do Caranguejo’. Os seus suplentes também foram impugnados.

A lei eleitoral no Brasil estabelece, desde 1997, que todos os partidos respeitem a cota mínima de 30% de candidaturas femininas para as Câmaras dos Deputados, as Assembleias Legislativas e as Câmaras municipais. No caso de fraude, toda a chapa pode ser cassada. (Fonte: G1-PE)

To Top
%d blogueiros gostam disto: