Cultura

Clayton Barros, do Cordel do Fogo Encantado e Jorge Du Peixe recriam canções de Luiz Gonzaga

Voz da Nação Zumbi, Jorge Du Peixe também lança single com recriação de música de Luiz Gonzaga.

Clayton Barros, violonista do Cordel do Fogo Encantado, debuta solo com gravação instrumental de ‘Assum preto’ | Tiago Calazans / Divulgação

♪ Violonista e vocalista do Cordel do Fogo Encantado, Clayton Barros inicia discografia paralela à obra fonográfica com a banda pernambucana.

Dois meses após debutar sem o grupo no EP Miscigenação ao vivo, disco lançado em junho e dividido pelo artista com os conterrâneos Isaar e Juliano Holanda, Clayton lança o primeiro single solo, Assum preto, abrindo série de lançamentos individuais editados pelo selo Estelita.

O violonista debuta solo com abordagem instrumental de Assum preto (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950), gravada no estúdio Estelita, no Recife (PE), com produção musical orquestrada pelo próprio Clayton Barros.

Capa do single ‘Assum preto’, de Clayton Barros — Foto: Divulgação

O músico reapresenta Assum preto em registro de tons orgânicos, conduzido por violões de seis e 12 cordas.

Já o arsenal rítmico da faixa – criado com o manuseio de objetos tornados instrumentos atípicos de percussão, como garrafa e isqueiro, além do som provocado pelas batidas dos pés do artista no chão – foi montado com inspiração na arte do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos (1944 – 2016).

Jorge Du Peixe lança o single ‘O fole roncou’, segunda amostra do álbum solo ‘Baião granfino’ — Foto: José de Holanda / Divulgação

♪ Por coincidência, o single solo de Clayton Barros foi lançado na mesma data, 27 de agosto, em que o conterrâneo Jorge Du Peixe apresentou single com recriação de O fole roncou (Luiz Gonzaga e Nelson Valença, 1973), outra música do matricial cancioneiro de Luiz Gonzaga (1912 – 1989).

Gravado com Cátia de França, o single de Jorge Du Peixe é a segunda amostra de Baião granfino, álbum solo ainda inédito em que o vocalista da Nação Zumbi aborda a obra de Luiz Gonzaga.

(Fonte: G1)

To Top
%d blogueiros gostam disto: