Política

Com direitos políticos suspensos, José Dirceu conduz ilegalmente a pré-campanha de Lula

José Dirceu já foi tudo na vida: líder estudantil, preso político, exilado, deputado, ministro, articulador político, preso comum… A maioria dessas facetas ficou para trás, mas uma voltou à tona. Como em 2001, Dirceu articula, falando pelo PT, os palanques de mais uma campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula acredita que Dirceu pode ajudá-lo a se eleger novamente

Condenado no mensalão e alvo da Lava Jato, o ex-ministro está conversando com várias lideranças do Nordeste, entre elas o senador Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

LULA CONFIANTE – Lula pediu aos parlamentares do PT que evitem o “salto alto” e o “já ganhou”. Puro exercício de retórica. Em privado, Lula tem se mostrado cada vez mais confiante de que pode vencer a eleição sem fazer grandes concessões a aliados ou inflexões ao centro.

A propósito, os petistas vivem fazendo piadas da “terceira via”. Mas a maior fábula política da pré-campanha até agora parece ser mesmo a tal “frente ampla da esquerda”: a ordem no PT é usar essa conversa para desgastar os adversários de Lula.

A direção do PT não vai desmobilizar publicamente a campanha pelo impeachment de Bolsonaro: com a ajuda da CPI da Covid e de aliados no PSOL e em outros partidos, inclusive do Centrão, a ordem é “sangrar” Bolsonaro, mas sem desligar aparelhos. (Alberto Bombig e Matheus Lara / Coluna do Estadão).

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEm liberdade, mas com os direitos políticos suspensos, Dirceu não pode coordenar a campanha de Lula. Pode ser preso, se colocar as manguinhas de fora… Lula faz o possível e o impossível para desestimular a terceira via, porque sabe que ganhará facilmente de Bolsonaro, mas será difícil derrotar algum candidato alternativo no segundo turno, porque a terceira via fatalmente herdará os votos que Bolsonaro conseguir no primeiro turno. De toda forma, será uma eleição eletrizante. Se houver união dos candidatos da terceira via, Lula e Bolsonaro podem tirar o cavalo da chuva, como se dizia antigamente. (C.N.)

To Top
%d blogueiros gostam disto: