Educação

Dia do Professor: Estudantes de Escola Municipal de Riachão do Jacuípe expressam gratidão

Segundo dados IBGE, Riachão do Jacuípe, localizado no território de Identidade da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia, se trata de um município com estimativa populacional de 33.498 pessoas (dados aproximados de 2021), tem uma taxa de escolarização na faixa etária de 6 a 14 anos, ou seja, 98,3% estão na escola, nas séries que correspondem às suas idades. São dados mais que saudáveis. Isso mostra que há preocupação em oferecer aos jovens do futuro oportunidades para escolherem e só o conhecimento fornecerá a estes jovens, as ferramentas para adaptarem-se às mudanças vigentes.

Neste dia do Professor a comunidade de Terra Branca, povoado deste município, alguns jovens de ontem não poderiam deixar de expressar gratidão àqueles que guiaram, instruíram e nortearam os passos que hoje já trilham ou que estão em construção.

Ouvimos alguns e elencamos aqui:

Nome completo: Itana Kaléia Araújo Carneiro dos Santos

Estudou até a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca. Ensino Médio no Distrito de Barreiros.

Formação Acadêmica:

* Graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes – UNIT.

* Psicodramatista em Formação, pela ASBAP/BA.

* MBA em andamento em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano, pela IPOG.

Coaching de carreira pela Academia do Psicólogo

Trabalha com Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Atuação profissional:  Psicóloga CRP 03/14198.

Nome completo: Ronevan Oliveira Lima

Idade: 32 anos

Estudou Ensino Fundamental I e II na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca. Ensino Médio no Colégio Dacilda Rios, no Distrito de Barreiros.

Profissão: Motorista de caminhão

Nome completo: Luzimaria Brito da Silva

Estudou até a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca. Ensino Médio no Distrito de Barreiros. Escola de Técnico em Enfermagem Julieta Cana Brasil

Atuação Profissional: Técnico em Enfermagem

Nome completo: Edsomaura Rios 

Estudou até a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca. Ensino Médio no Distrito de Barreiros.

Idade: 35 anos

Atuação Profissional: Atendente de farmácia

Nome completo: Juliana Graciane

Idade: 35 anos

Estudou até a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca. Ensino Médio no Distrito de Barreiros.

Comecei a minha vida escolar por volta dos 6 anos de idade. Tenho boas recordações dos primeiros passos dentro da mesma, da minha primeira professora e da turma em que estudei. Lembro-me também do dia em que ganhei meu primeiro livro uma Cartilha ” PORTA ABERTA”.

Hoje só tenho a agradecer e dizer que é uma enorme satisfação ter estudado nessa escola e mais, ter meus filhos também estudando e construindo seu futuro a partir de bons professores e é claro, e hoje fazer parte do corpo de funcionários desta escola que me ajudou a ser o que sou hoje.

Formação Acadêmica: Pedagogia e Educadora Social

Nome completo: Darli Lima Alves

Idade: 34 anos

Atuação Profissional: Comunicóloga

Estudou as séries iniciais na Escola Municipal Pedro Ross de Queiroz no distrito de Barreiros, concluindo a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca e retornando ao ensino Médio no Distrito de Barreiros e Distrito de São João em Conceição do Coité, a partir daí ingressando ao ensino superior no campus XIV da Uneb em Coité.

Formação Acadêmica: Comunicação Social/ Rádio e TV – UNEB

Posso afirmar veementemente que a minha bagagem é recheada de boas referências, desde sempre fui ensinada a respeitar o professor, pois este teria também um papel paternal em minha vida, trago na memória, lembranças que jamais imaginaria tamanha relevância, mas que tiveram no momento exato. Nas minhas andanças, conclui que o papel do professor nós não somos capazes de pôr em palavras porque este não tem uma linearidade, a importância do professor estar na sintonia que Ele é capaz de criar com o aluno, pois cada aluno carrega em si complexidades que fogem de rotulações e é necessário sensibilidade para compreender, portanto, hoje mãe, ensino aos meus filhos a importância do respeito a este profissional que forma todos os outros, minha eterna gratidão a todos àqueles que participaram e participam da formação dos cidadãos e cidadãs deste município e país.

Nome completo: Orlando Carneiro Mota

Idade: 38 anos

Estou até a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca. Ensino Médio no Distrito de Barreiros.

Nome completo: Ana Julia Oliveira da Silva

Idade: 15 anos

Estudante da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilella, de Terra Branca.

Comecei a estudar com 3 anos e hoje estou quase me despedindo dessa escola tão especial para todos nós, pois já estou no 9° ano e como aqui não tem Ensino Médio, vou ter que sair para estudar em outra escola. Aqui eu aprendi a fazer amigos e lidar com as diferenças, pois tenho ótimos professores que me ajudaram e me ajudam na formação do meu caráter junto com meus pais. Portanto, falo para os meus colegas e demais alunos que virão, valorizem nossa escola e principalmente, respeite nossos professores, pois sem eles não somos “ninguém”. Um abraço aos meus “mestres com carinho”!

Nome completo: Valdecy Oliveira

Idade: 41 anos

Estudou até a 8ª série, hoje 9º ano na Escola Municipal Dom Avelar no Povoado de Terra Branca.

Fico muito lisonjeada por ter estudado no Dom Avelar, no período em que estudei enfrentei muitas dificuldades, pois morava afastado do povoado, não havia transporte escolar, viajava a pé, e ao retornar trabalhava, mesmo assim, sou grata a tudo que adquirir de conhecimento. Minha gratidão a todos os professores e professoras que me instruíram e hoje instruem minhas filhas. Cada professor deixa sua marca em nossas vidas.

Nome completo: Djalma de Oliveira

Idade: 34 anos

Atuação Profissional: Enfermeiro

Formação Acadêmica: Enfermagem, Pós graduação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em Urgência e Emergência. Pesquisador nas áreas de saúde mental e saúde do homem.

Funcionário da Secretaria de Saúde de Riachão do Jacuípe.

Agente Fiscal da Vigilância Sanitária de Conceição do Coité.

Atuo como professor de Anatomia e Fisiologia e preceptor de estágio no Hospital Português.

Nome completo: Abraão Oliveira

Quando criança e adolescente, não dava muita importância a escola, dava trabalho na escola, depois que tudo passou e vi o quanto gosto de escrever Cordéis foi que percebi que poderia ter aproveitado mais, pois eu já tinha facilidade com rimas, mas por não agir com seriedade os professores nem tinham oportunidade de incentivar, mesmo assim agradeço a tudo e todos que me orientaram os passos do conhecimento. Hoje reconheço que desperdicei um pouco meu tempo e aconselho a todos que valorizem seu professor e os elementos da bagagem que Ele traz, pois só vai acrescentar ao nosso futuro.

Nome completo: Jaubert Oliveira Lopes

Idade: 26

Formação Acadêmica: Biomedicina

Atuação Profissional: Biomédico

No Brasil atual, a educação recebe em torno de 10% de investimento advindo do PIB.

Portanto, não há advogados, engenheiros, cientistas demais. Há investimento de menos. Há desvalorização do único profissional responsável por formar todos os outros.

Até para lutar por nossos direitos precisamos adquirir conhecimento e este só nos chega através do professor que nos orienta o norte a seguir.

Por Darli Alves

To Top
%d blogueiros gostam disto: