Educação

Riachão: Sec. de Educação realiza audiência pública e discute PME

A audiência pública trouxe como tema: “O PME como impulsionador da qualidade na educação pública municipal”

Em 17 de novembro no horário de 8h às 14h, aconteceu na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe, uma audiência pública que trouxe como pauta a discussão das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME)

O convite que foi aberto à sociedade civil e quem marcou presença pode contar com a apresentação cultural com estudantes de música orientandos do maestro da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes da cidade de Quixabeira, que realiza a novidade de um trabalho voluntário com estudantes do município de Riachão.

A senhora Jacivan Moraes, secretária de educação do Município apresentou a todos presentes o tema da audiência que foi “O PME como impulsionador da qualidade na educação pública municipal”, e muito bem pontuou quando ao apresentar o objetivo da audiência, afirmou “não se faz educação pública de qualidade sem a presença da sociedade civil.” A secretária finalizou sua fala com a oração do educador. Agradecendo a toda equipe que se empenhou para que o evento estivesse acontecendo.

O prefeito esteve presente no evento, falando sobre a importância da educação do município, agradecendo a todos os envolvidos nesta tão bela missão que é educar. “Educação é prioridade em qualquer governo, no nosso não é diferente” afirmou Carlos Matos.

“Quem cuida de vidas tem uma missão muito bonita. Os profissionais de saúde têm uma missão muito bonita, vocês cuidam da educação, é uma missão muito bonita, pois também cuidam de vidas, vocês cuidam da formação do ser humano e cidadão” concluiu o Prefeito.

Na oportunidade, o prefeito lembrou também a importância de todos os que se envolvem no amparo e apoio social, pois se trata também de uma das formas de educar, por proporcionar oportunidades àqueles que muitas vezes se encontram à margem da sociedade.

Após apresentar o regimento interno da audiência, a professora Selma. Ao fim da sua fala, o espaço foi aberto para cada representante da secretaria de educação falar sobre as metas que o PME tem a cumprir e as estratégias que podem ou já estão sendo adotadas. Lembrando que se trata de 20 metas a cumprir até o ano 2025.

Muitas metas estão encaminhadas e a audiência pública objetiva justamente consultar aos representantes da sociedade civil, as opiniões sobre estas, assim como coletar sugestões de outras para assim construir uma educação colaborativa e democrática.

“Vale ressaltar a sociedade civil que o Plano Municipal de Educação (PME) é embasado no Plano Nacional de Educação (PNE), mas que é necessária uma adaptação para que haja identidade local, pois cada lugar tem uma realidade diferente,” pontuou a professora Elisângela que é integrante da equipe pedagógica da secretaria.

Em cada meta apresentada foram também expostas as estratégias adotadas pela equipe, se pôde perceber que muitas delas já estão encaminhadas e outras tantas em planejamento.

To Top
%d blogueiros gostam disto: