Esporte

Pleno do STJD ‘amarela’ e Brusque recupera os pontos em caso de racismo contra Celsinho

Às vésperas do Dia da Consciência Negra – comemorado no sábado, 20 de novembro -, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devolveu, nesta quinta-feira, os três pontos ao Brusque, que haviam sido tirados por conta dos xingamentos do presidente do Conselho Deliberativo do Brusque, Júlio Antônio Petermann, ao meia Celsinho, do Londrina. O jogador acompanhou todo o julgamento virtual.

O Pleno do STJD devolveu, nesta quinta-feira, os três pontos ao Brusque

Apesar do voto favorável do relator para manter a perda de pontos, todos os auditores foram contra. O Brusque, no entanto, foi punido com multa e perda de mando de campo – as punições, porém, ainda estão sendo julgadas pelos auditores.

“Celsinho não vai cortar o cabelo, mas nós do Tribunal vamos cortar seu preconceito”, disse o auditor Mauro Marcelo.

Petermann disse, na oportunidade, “vai cortar o cabelo seu cachopa de abelha”.

Com a recuperação dos pontos, o Brusque subiu para o 14º lugar com 44 pontos, ficando à frente de Ponte Preta (43), Remo (41), Londrina (41) – que abre a degola -, Vitória (40) e Confiança (36), todos na luta contra o rebaixamento.

RELEMBRE O CASO

Celsinho relatou ter sido chamado de “macaco” por um senhor ligado ao Brusque durante partida. No intervalo, o jogador chamou o quarto árbitro do jogo e chegou a apontar a pessoa que proferiu as ofensas racistas.

Os três pontos ao Brusque haviam sido tirados por conta dos xingamentos ao meia Celsinho

RECORRENTE
Foi a terceira vez que o jogador sofreu com racismo. A primeira foi no jogo contra o Goiás, no dia 17 de julho, onde um narrador e um comentaristas da Rádio Bandeirantes Goiânia usaram termos como “cabelo pesado”, “bandeira de feijão” e “um negócio imundo” para comentar do cabelo do atleta. Pouco tempo depois, em partida contra o Remo, narrador Cláudio Guimarães, da Rádio Clube do Pará, falou que Celsinho vai “com seu cabelo meio ninho de cupim para bater na bola”.

To Top
%d blogueiros gostam disto: