Esporte

Baianão 2022 começará no dia 19 de janeiro e terá dois clubes rebaixados; confira mudanças

O Campeonato Baiano de 2022 já tem data para começar. Nesta sexta-feira (19), os clubes e a Federação Bahiana de Futebol (FBF), decidiram, em Conselho Técnico, dar início à competição no dia 19 de janeiro do ano que vem. O encerramento ficou previsto para 3 de abril. 

A reunião contou com participação de representantes dos dez clubes envolvidos na disputa: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e Vitória da Conquista.

A fórmula manteve a maior parte de sua estrutura: dez clubes disputando a primeira fase, com os quatro primeiros avançando à semifinal.

Contudo, algumas mudanças serão feitas em relação aos últimos anos. A principal delas é no rebaixamento. Dois clubes serão rebaixados para a Série B de 2023, ao invés de um, como é desde 2017. Com isso, ascenderão à Série A de 2023 o campeão e o vice da Segundona de 2022.

Para que isso aconteça, no entanto, foi estabelecida a necessidade de que a Série B do próximo ano seja disputada com, no mínimo, dez clubes. 

Segundo a FBF, “caso a competição venha a ser disputada por número inferior a dez equipes, independentemente do número inicial de inscritos, apenas a equipe que ficar em último lugar na fase de classificação da Série A será rebaixada. Da mesma forma, apenas o campeão da Série B ascenderá à elite do estadual”.

Essa mudança foi aprovada por oito votos a três. 

TRANSMISSÃO DOS JOGOS

Outa novidade diz respeito às transmissões de jogos pela TVE, emissora detentora dos direitos da competição. O diretor Flávio Gonçalves anunciou que tentará transmitir 48 jogos em TV aberta, o que garantiria o maior número de transmissões da história da competição. Em 2021, foram 27 jogos transmitidos.

Além disso, a FBF arcará com os custos de arbitragem de todos os jogos da fase de classificação do campeonato. Mais uma medida para reduzir os custos dos participantes, que poderão investir em suas equipes.

VAGAS 

A Série A do Baianão 2022 dará vagas na Copa do Brasil de 2023 ao campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste 2023, terá direito à primeira vaga o campeão baiano.

A segunda vaga na competição regional será do clube mais bem posicionado  no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os presentes na primeira e segunda vagas.

Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga da Copa do Nordeste será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Já para a Série D do Brasileirão 2023, terão direito às duas vagas as equipes melhores colocadas do Baianão 2022, desde que não sejam integrantes das outras séries do campeonato nacional. Ficará reservada, ainda, uma terceira vaga na Série D para a equipe campeã da competição que a FBF realizar no segundo semestre de 2022, com cinco clubes da Série A e cinco da Série B. (Fonte: Bahia Notícias).

To Top
%d blogueiros gostam disto: