Polícia

Riachão: Notas falsas circulam na região de Barreiros e deixam os comerciantes preocupados; veja

Notas de dinheiro falsas, parece repetitivo, mas é o que vem ocorrendo na região do distrito de Barreiros, povoado de Terra Branca e outras comunidades adjacentes, em Riachão do Jacuipe, podem já terem sido vítimas do golpe.

Segundo informações de comerciantes, os meliantes estão inserindo no comércio local, atualmente, cédulas de valores pequenos, mas que geram prejuízos e insegurança na comunidade.

Antes se ouvia falar em notas de 50 e 100 reais, mas como passaram a ser notados pelos comerciantes, pois por ser um valor mais alto, eles tinham maios atenção na conferência. Recentemente têm circulado notas de 5 e 10 reais. A população fica insegura, pois diante das circunstâncias em que todos estão vivendo, valores pequenos quando perdidos, tornam-se enormes na hora de assumir os compromissos financeiros.

Foto: Nota recebida por comerciante

A esperança do distrito e das comunidades adjacentes, é que a instalação do destacamento da PM diminuam e até mesmo cesse a ação desses meliantes.

Como detectar uma falsificação

Segundo a Casa da Moeda, as características que ajudam a distinguir uma nota verdadeira de uma falsa são:

Efígie 

Figura de mulher que personifica o regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. No Brasil, esse símbolo está impresso em todas as cédulas do Real. Na frente, na lateral direita da efígie da República, encontra-se a inscrição “Deus seja louvado”. 
 
Legendas

Todas as notas da Segunda Família do Real têm as legendas “República Federativa do Brasil”, na frente, e “Banco Central do Brasil”, no verso
 
Chancelas

São as assinaturas do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, presente em todas notas.
 
Numeração

A numeração é única e identifica cada nota, sendo impressa duas vezes no verso: em azul, no canto inferior esquerdo, e em vermelho, em tamanhos crescentes, na parte superior direita. 
 
Papel moeda

As cédulas são impressas em papel fiduciário composto de fibras de algodão. Esse papel tem uma textura mais firme e áspera que a do papel comum, o que lhe dá a resistência necessária para circulação nas mais diversas condições de manuseio.

Marca d’água e quebra-cabeça

São símbolos visíveis a olho nu, quando a nota é observada contra a luz. A marca d’água apresenta figuras de animais. Ela não é impressa no papel, mas criada durante a fabricação do papel.
 
Fio de Segurança

O Fio de Segurança está presente nas notas de 10, 20, 50 e 100 reais. É colocado no papel durante a sua fabricação e fica totalmente embutido. Ele está localizado na área da efígie da República, próximo ao meio da nota, e fica visível quando ela é colocada contra a luz. Nesse fio está escrito o valor da nota.
 
Alto-relevo e faixas holográficas

O alto-relevo está presente em algumas áreas das notas, a exemplo das figuras dos animais e dos valores. Eles podem ser sentidos com a ponta dos dedos das mãos. Já as faixas holográficas ficam na lateral das notas e aparecem quando estão contra a luz. Quando aparecem, mostram o valor da cédula impresso no interior da faixa.

(Por Darli Alves / Interior da Bahia)

To Top
%d blogueiros gostam disto: