Educação

Riachão: Conferência Municipal discute qualidade e compromisso com a educação

O evento contou com a presença de diversas entidades do munícipio.

Aconteceu na manhã desta sexta (10), a 4ª Conferência Municipal de Educação de Riachão do Jacuípe (COMERJ), no interior da Bahia.

Estiveram presentes o prefeito Carlos Matos e o vice Felipe Sales, representantes da Polícia Militar, a Secretária de saúde, e a Secretária de Assistência Social e demais personalidades da sociedade civil.

Abrindo o espaço da fala, a secretária de educação, esporte cultura, lazer e turismo, a professora Jacivan Moraes fez um convite especial a todos “Neste momento, peço licença para falar como professora e gostaria de chamar a atenção de todos os educadores aqui presentes, para que cada um de nós reflita em torno de que papel a gente de fato exerce na vida destes alunos, poque afinal toda nossa caminhada ela se pauta em torno de um objetivo: alcançar o nosso aluno”, afirmou.

Entre tantas falas, a professora Jacivan externou um pensamento que talvez seja a base para uma educação justa, democrática e porque não dizer que exprime o pensamento de equidade, quando ela diz que um dos papéis do professor esteja em guiar seus alunos a descobrirem em si mesmo seus potencias, por que na maioria das vezes essas aptidões não são percebidas por eles e no caminhar das orientações dadas no percurso escolar este aluno passa a perceber que as diferenças externadas entre todos, elas vêm pra incrementar, que elas são necessárias na construção do cidadão e da sociedade.

Para os presentes, mais uma vez ela pontua “a escola é um espaço de troca, um excelente espaço de troca e que a vida se constrói na verdade através das trocas, e que talvez a gente não se dê conta em que a escola ao longo do tempo não tem conseguido isso, poque infelizmente ainda continua autoritária, impositiva, talvez incapaz de administrar as diferenças, as diversidades, as individualidades, as preferências dentro do ambiente escolar”.

“A educação é um grande caminho para formar pessoas, para formar caráter, formar personalidades. Vocês se esforçam muito. Ser professor é uma missão”, falou o prefeito Carlos Matos.

A professora Jucelma, presidente da APLB Riachão em sua fala, lembrou que “o espaço da conferência é muito importante, pois se trata de um momento em o município reúne a sociedade para discutir o que se quer, o que se pode buscar, em que não se está satisfeito e o que vamos construir”.

Após as explanações que deram abertura a conferência, aconteceu um momento artístico e cultural com o grupo Quarteto de Luís, Professor Reginaldo, mais conhecido como Nadinho e outras participações.

A 4º COMERJ também foi transmitida pelo canal da prefeitura no YouTube.

Durante o evento da conferência, também aconteceu uma palestra ministrada pela professora e pesquisadora da educação básica e membro da coordenação colegiada da Fórum EJA Bahia, Marlene Souza Silva, que abordou a temática “Inclusão, Equidade, Qualidade e Compromisso com a Educação Jacuipense”

To Top
%d blogueiros gostam disto: