Educação

Riachão é destaque a nível estadual no Programa Despertar

O município de Riachão do Jacuípe foi destaque na Cerimônia de Premiação Estadual do Programa Despertar 2021, realizada na tarde desta quinta-feira (16), por meio da plataforma Zoom e transmitido no canal do Youtube do SENAR.

A premiação se deu em três âmbitos: Na categoria dos estudantes, a premiação era destinada ao Agente Despertar na escola/comunidade. O agente despertar foi selecionado por meio da produção de texto, no caso de Ana Julia, ela usou o formato carta, que tinha como destinatário, o SENAR. Na categoria dos professores, a premiação se deu por meio da construção de portifólio de Experiências Pedagógicas e por último, a categoria coordenador, na qual a premiação se deu também pela construção de um portifólio a nível municipal.

O município de Riachão, é um dos atendidos pelo Sistema FAEB e compõe o núcleo 7, junto com mais 8 cidades baianas, e foi premiado nas três categorias: Professor; Coordenador Municipal e Agente Despertar.

Na categoria dos professores, a selecionada foi a professora Miriam da Silva Cruz que trabalha na Escola Municipal Roque Miranda Carneiro, localizada no povoado de Malhador.

Momento da divulgação do resultado da categoria Experiências Pedagógicas: Vencedora; Professora Miriam da Silva Cruz, Riachão do Jacuípe | Foto: Reprodução YouTube

O Agente Despertar premiado foi Ana Julia Oliveira Silva, estudante da turma do 9º ano do ensino fundamental II, na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilella, localizada no povoado de Terra Branca.

Momento da divulgação do resultado da categoria Produção de Cartas para o Agente Despertar: Vencedora; Ana Julia Oliveira da Silva, estudante do 9º ano do ensino fundamental II, Riachão do Jacuípe | Foto: Reprodução YouTube

Ao falarmos com a agente, ela expressou sua alegria pela conquista: “Queria agradecer a coordenadora Paula France por está sempre me ajudando a executar as ações, e a todos vocês que fizeram e fazem esse projeto acontecer”, falou Ana Julia muito emocionada durante a Live Cerimônia.

Questionada sobre o que ser agente despertar, Ana Julia falou com satisfação; “Ser Agente Despertar para mim, é ajudar a sociedade a abrir os olhos diante das situações em que se encontra o nosso planeta, principalmente no que diz respeito a preservação do Meio Ambiente e o aquecimento global. Está sendo uma grande experiência , pois me ajudou nos meus conhecimentos como estudante e também como cidadã .”

Agente Despertar Ana Julia Oliveira da Silva, da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Villela, localizada no Povoado de Terra Branca, Riachão do Jacuípe | Foto: Darli Alves

Na categoria coordenador municipal o destaque mais uma vez foi pra Riachão, com a premiação da coordenadora Paula France Oliveira Mascarenhas, coordenadora do Programa Despertar em Riachão do Jacuípe.

Momento da divulgação do resultado da categoria Coordenador: Vencedora; Paula France Oliveira Mascarenhas , Riachão do Jacuípe | Foto: Reprodução YouTube

Procuramos a coordenadora Paula France e a questionamos:

Como você se sente com essas conquistas e como foi coordenar o despertar nesses anos atípicos de 2020 e 2021?

“Estar coordenando um Programa como o Despertar, é uma grande responsabilidade pois é um programa a nível estadual.

Coordenar com o isolamento social em 2020 foi dificílimo. Porque era algo novo, estávamos emocionalmente abalados por causa da Pandemia, muitas perdas… Era tudo muito novo, assustador…o celular que antes era tão odiado em nossas aulas, passou a ser um grande aliado, uma ferramenta de trabalho e estudo. Fizemos estágio em aulas online. Nos demos as mãos e juntos fomos nos ajudando e quem sabia mais, ensinava aos demais.

Neste ano, com o nosso coração mais acalmado, considerei mais leve, trabalhar a distância, mas não mais fácil. Trabalhar em casa não é fácil!

Me sinto muito feliz em poder fazer parte da Educação do Campo e, a cada ano que ouço o nome do município sendo chamado, meu coração se enche de orgulho e meus olhos transbordam felicidade.

Mas tudo só acontece graças a uma grande corrente de apoio:

Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, do Sindicato dos Produtores Rurais, das famílias, dos alunos, dos Gestores (as) Escolares, dos meus amados (as) Agentes Despertar e dos meus adorados professores (as).

O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais.

O Senar/BA atende indiretamente através do Programa Despertar à aproximadamente 300 mil habitantes do meio rural.

Mais adiante questionamos a coordenadora sobre O que você tem a dizer sobre essa premiação destinada ao projeto?

Incentivar a participação de nossos Agentes Despertar e Professores a participarem de um Concurso como esses é mostrar o quanto acreditamos e valorizamos a educação de Riachão. E os resultados comprovam.

Somos penta campeões nas três categorias ao qual participamos. E o mérito é deles!

Esse foi um ano de resgate. Resgate da autoestima, da valorização profissional. Completou a coordenadora do Programa no município exultante com o feito que representa o esforço de cada um que se doou.

Por Darli Alves/ Interior da Bahia

To Top
%d blogueiros gostam disto: