Educação

Estudantes da rede estadual de Araci e Valente são premiados na 9ª Feira de Ciências

Com a exposição de 164 projetos, apresentações culturais e palestras com diversos temas, a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) realizou, nesta sexta-feira (17), uma cerimônia on-line para divulgar os projetos premiados nesta edição. Com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”, a premiação foi dividida em quatro grandes modalidades “Projeto de pesquisa em andamento”; “Pesquisa científica concluída”; “Performance científica”; e “Relato de experiência do professor orientador”, além de menções honrosas e o certificado para todos os participantes finalistas.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Melo, presente à solenidade, disse que a edição da feira apresentou maturidade e projetos consistentes. “A FECIBA tem sido a culminância de todo um processo criativo que se desenvolve na escola. Quando falamos nesse espaço na perspectiva de uma escola moderna, precisamos pensar na criatividade e protagonismo estudantil. A feira articula a arte, inovação, ciência e tecnologia aproveitando os espaços de reflexão, com a elaboração das possibilidades que a escola oferece. Esta edição demonstra uma maturidade construída ao decorrer dos anos”.

Foto: Reprodução

Na modalidade Projeto de Pesquisa em Andamento, conquistou o 1º lugar, com o projeto, produção de fitocosmético a partir da casca de banana (musa cavendish) como alternativa sustentável para tratamentos estéticos, os estudantes Iarlei Santos de Sousa e Samoel Silva de Lima. E na mesma modalidade, ficou com o 1º lugar um Protótipo não invasivo para controle glicêmico a partir do fluído salivar, ambos projetos sob a orientação de Pachiele da Silva Cabral, os estudantes Flávio Rafael Santana Brito de Oliveira e Isla Santana de Oliveira. Ambos os projetos premiados, são de alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, na cidade de Araci.

Na modalidade Pesquisas Científicas Concluídas, conquistou o 1º lugar com o desenvolvimento do projeto E-COVID19 CONHECER PARA COMBATER: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS EM CÓDIGO ABERTO ONLINE, sob a orientação de Adaltro José Araujo Silva, o estudante, Vinícius Amaral Cunha de Carvalho e o segundo lugar da modalidade Pesquisas Científicas Concluídas com um projeto de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CULTURA DIGITAL: SEGUINDO RASTROS DE ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE EXERGAMES, orientados por Everton Renan da Cunha Moreira Silva, os estudantes Caele dos Santos Lima e Eric Thiago Cavalcante Costa, ambos projetos de alunos do Colégio Estadual Wilson Lins da cidade de Valente.

*Com Informações de Secom Bahia

To Top
%d blogueiros gostam disto: