Educação

Enem 2022: resultado do pedido de isenção já está disponível

Candidatos devem consultar Página do Participante e podem recorrer da decisão a partir de segunda-feira (25)

Os candidatos que solicitaram a isenção no pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem conferir o resultado do pedido na Página do Participante.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram 1.949.448 solicitações de isenção, entre os dias 4 e 15 de abril.

Caso a resposta para o pedido tenha sido negativa, o candidato pode recorrer da decisão por meio de um recurso. O prazo para recorrer é entre os dias 25 e 29 de abril, e o resultado será liberado em 6 de maio. O pedido também deve ser feito via Página do Participante.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

  • Estudantes que estão cursando a última série do ensino médio, em 2022, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência

O resultado da justificativa de ausência referente à última edição também já está disponível. A justificativa é voltada aos participantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, mas não compareceram às provas nos dois dias de aplicação. Quem se encaixava neste perfil e desejava solicitar a isenção novamente para a edição 2022 precisou que justificar a ausência com documentos que comprovassem o motivo da falta. Os arquivos deveriam contar com datas e assinaturas e não poderiam ser documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

O prazo para recurso de quem teve a justificativa negada segue o mesmo:  de 25 a 29 de abril, com o resultado no dia 6 de maio.

Calendário isenções Enem 2022

  • Justificativa de ausência ou solicitação de isenção: 4 a 15 de abril
  • Resultado: 22 de abril
  • Opção de recurso: 25 a 29 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio

*As informações são do site Guia do Estudante

To Top
%d blogueiros gostam disto: