Cultura

Riachão: Secretaria de educação lança projeto que homenageia os forrozeiros

Escolas da rede municipal de ensino executaram projeto que tem como proposto primordial, homenagear os protagonistas dos festejos juninos, o Forrozeiro

Elaborado pela secretaria de educação de Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia, um projeto com características multidisciplinares, visa a valorização do artista Jacuipense, mais especificamente, o forrozeiro.

A atividade está fundamentada na justificativa de que a cultura é responsável por revelar a identidade coletiva de um povo, unindo a todos em torno de objetivos comuns, mas após este largo período de dois anos, distanciados por causa da pandemia da Covid-19, mais do que nunca, a tradição junina precisa ser utilizada para estimular os estudantes, profissionais da educação e a comunidade do entorno escolar a celebrarem o reencontro e o acolhimento do outro e de cada um, que pertence a essa Terra cheia de cantos e encantos, a ao som da “Trindade Junina – Triângulo, Sanfona e Zabumba”, aquecer as almas e embalar os corpos, revelando talentos, com alegria e animação, fazendo brilhar o São João de Riachão.

Trazendo como tema “Guardei a saudade, meu São João pede passagem”, este projeto apresenta o São João de 2022, como o reencontro de toda gente que, contagiados pela tradição, pelas cores, folguedos, danças e sabores, une povos de todas as origens no embalo de um ritmo só, o Forró.

Sendo assim, nada mais justo do que homenagear os que fazem essa festa acontecer, os que antecederam, iniciaram a tradição, se inspiraram e foram motivos de inspiração em outros, ou ainda ao de ser.

Cada escola da rede ficou responsável por conduzir meios de homenagear um forrozeiro que faz parte da construção do tradicional São João de Riachão do Jacuípe.

Com isto, a equipe do Interior da Bahia apresentará a história dos forrozeiros homenageados nos dias seguintes à culminância das atividades, que está agendada para o próximo dia 21, por meio de um desfile, que tem como destino o tradicional Poeirão.

To Top
%d blogueiros gostam disto: