Nordeste

Milho se destaca nos festejos juninos. Veja os seus nutrientes

Os festejos juninos já começaram. No Nordeste o consumo de milho acontece durante todo o ano e, especialmente, nesta época de comemoração dos três santos.  

O milho é um cereal consumido desde as civilizações antigas. O milho tem antioxidantes carotenoides como a luteína e zeaxantina que dão a cor amarela aos grãos de milho. Estas substâncias servem principalmente para promover a saúde ocular. 

O milho é rico em fibra, auxilia no emagrecimento. Entre os benefícios do milho para a saúde podemos citar a prevenção de doenças digestivas e do coração, a redução da hipertensão e a prevenção de defeitos do tubo neural em bebês. O milho é nutritivo, um alimento calórico e deve ser consumido com moderação.

Listamos alguns benefícios do milho:

-O milho é rico em antioxidantes
-É uma boa fonte de proteínas
-É um alimento fibroso
-Contém ácido fólico (bom para o sistema nervoso)
-Também é um bom alimento para o trato digestivo e sistema cardiovascular
-Auxilia na saúde dos olhos

Minerais e Vitaminas do milho verde

Cobre: Um antioxidante cuja ingestão inadequada pode ter efeitos negativos na saúde do coração;

Fósforo: Encontrado em quantidades aceitáveis tanto na pipoca quanto no milho verde. Ele desempenha um papel importante no crescimento e manutenção dos tecidos do corpo;

Magnésio: A carência de magnésio no organismo pode aumentar o risco de muitas doenças crônicas como doenças do coração;

Manganês: Um mineral essencial encontrado em quantidades elevadas em grãos integrais, frutas e legumes;

Zinco: Elemento essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico;

Ácido pantotênico: Também chamado de vitamina B5, ele pode ser encontrado em certa medida, em quase todos os alimentos e sua deficiência é, portanto, rara;

Ácido Fólico: Também conhecido como vitamina B9, é um nutriente essencial, especialmente importante durante a gravidez;

Niacina: Também chamada de vitamina B3, é mais bem absorvida a partir do milho quando este é cozido junto com uma substância alcalina como a cal hidratada. A niacina pode prevenir e tratar o colesterol alto;

Potássio: um nutriente essencial importante para o controle da pressão arterial e que pode melhorar a saúde do coração;

Vitamina B6: Também conhecida como piridoxina. Ela favorece a respiração celular e ajuda no metabolismo das proteínas.

O milho é saboroso e nutritivo. Consuma de preferência in natura e com moderação. As comidas de milho, como canjica, pamonha e bolos também devem ser apreciadas com parcimônia.  Viva São João.

(Fonte: Folha de Pernambuco)

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