Cultura

Amelinha ganhou disco de ouro graças a música lançada em série há 40 anos: “Mulher Nova…” 

Há 40 anos, o Brasil parava para ouvir uma música de título tão comprido que logo despertava a curiosidade, aguçada pelo próprio conteúdo da frase: “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor”.

Amelinha conquistou ouvintes em todo o Brasil com músicas como ‘Frevo Mulher’, de Zé Ramalho

Zé Ramalho, o autor da letra, falava com propriedade, já que, na ocasião, ele era casado com Amelinha, cantora que propagou a canção em todo o Brasil e recebeu o disco de ouro pelas mais de 500 mil cópias vendidas, em 1982.

A letra era mais inusitada ainda, já que pegava emprestada a história de Helena, mulher de Menelau, numa luta de gregos e troianos. Os versos pomposos não impediram que a canção se tornasse um hit da música brasileira, virando trilha-sonora da minissérie “Lampião e Maria Bonita”, protagonizada por Nelson Xavier e Tânia Alves na Rede Globo.

Amelinha, que acaba de completar 72 anos, tinha estreado em disco em 1977, com “Flor da Paisagem”, produzido pelo amigo e conterrâneo Fagner. Mas foi com “Frevo Mulher”, álbum lançado em 1978, que a cantora cearense passou a tocar nas rádios de todo o Brasil. A música era mais uma contribuição do futuro marido Zé Ramalho, que fez a música para conquista-la.

Outro sucesso estrondoso de Amelinha aconteceu graças ao primo de Zé Ramalho, o compositor Luiz Ramalho. Em 1980, ela ganhou, de presente, a música “Foi Deus Que Fez Você”, com a qual se apresentou no Festival MPB-Shell para um Maracanãzinho absolutamente lotado, que vibrou com a sua apresentação.

A música terminou em segundo lugar na competição e superou um milhão de cópias vendidas, consagrando-se como o maior sucesso de toda a carreira de Amelinha. Na década seguinte, a cantora experimentou um período de menos exposição na mídia, até retornar, em 2017, com “De Primeira Grandeza”, disco em homenagem a Belchior.

Neste ano de 2022, Amelinha lançou o disco “Todo Mundo Vai Saber”, novamente prestigiando canções de músicos cearenses, reafirmando a força da cantora que deixou claro, para todo o Brasil, que mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor. (Site Rádio Itatiaia).

To Top