História

Riachão: Escritora Iracema Sampaio morre aos 73 anos em Campo Grande

O corpo da escritora foi velado no cemitério Parque das Palmeiras e o sepultamento aconteceu na tarde do dia seguinte, o domingo (7), em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Iracema era baiana de Riachão do Jacuípe, filha do casal Bino e Verônica, mas morou em Salvador durante vários anos. Em 1978, deixou a capital baiana para morar em Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil, onde adquiriu fortes laços de amizade e virar sul-mato-grossense de coração.

Neste estado, Iracema criou filhos, fez dezenas de amigos e seguidores. Com seus livros, dedicados a culinária de Mato Grosso do Sul, foi uma das que difundiu o estado pelo Brasil.

A escritora deixou três filhos e uma numerosa obra literária. Andança, Rua da Quixabeira, Campo Grande 2000 e Os Diamantes Negros de Bataguassu são algumas das obras escritas por Iracema.

De volta à terrinha

Nos últimos anos, Iracema Sampaio retornou várias vezes a Riachão do Jacuípe para visitar os familiares e amigos. Nestas viagens, Iracema também lançou alguns dos seus livros e participou de eventos culturais e sociais.

Em meados da década de 1990, durante a Semana Cultural, Iracema Sampaio foi uma das personalidades homenageadas durante a “Noite das Estrelas”. O evento, realizado no Clube Lira 8 de Setembro, homenageou alguns dos filhos de Riachão do Jacuípe que brilhavam lá fora.

De Mato Grosso Iracema também conseguiu incentivar o Projeto Cultural Riachão, divulgando-o através de uma Revista que tinha a edição sob a sua responsabilidade.

Homenagem no Mato Grosso

A amiga Vera Tylde, que conhecia Iracema há mais de 30 anos, conta que a escritora já tinha preparado um último livro, que já está pronto e revisado. Segundo a amiga, a obra fala das origens de Iracema, e junto conta a saga de um casal de jovens que escolhe Mato Grosso do Sul para morar.

Os amigos da escritora acreditam que publicar o livro que já tem o título de ‘A dinastia dos Silva no reino do Rei José’, vai ser uma bonita homenagem para ela.

Por Evandro Matos, com informações do G1 MS e TV Morena (Foto: Reprodução/ TV Morena).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo